segunda-feira, 16 de maio de 2011

Dossier do Afinamento- Tudo sobre o golpe eleitoral no Sporting Clube de Portugal




Este símbolo representa o verdadeiro Sporting! Desde que se deu a alteração do símbolo o Sporting começou a perder a sua identidade e mais do que isso a sua credibilidade e respeito no desporto português.

Frase que ficará para a historia

"Contagem precisava de ser afinada"

Lino de Castro, Presidente da Mesa da Assembleia Geral do Sporting em 27/03/2011



Conforme prometido cá está o “dossier do afinamento”. Peço a todos que leiam com calma pois é muito extenso. Peço também a todos os leitores que divulguem o mais possível este “dossier” através do blog para que me seja possível esclarecer eventuais duvidas que possam surgir por parte dos leitores. Peço-vos que deixem o vosso comentário, sugestão ou duvidas na barra de comentários.

CAPÍTULO 1 – PERGUNTAS FREQUENTES

 

Começo por fazer um resumo das perguntas mais frequentes que tenho recebido e respondido durante todo este processo. Se mais questões houver basta coloca-las na barra de comentários do post que terei todo o gosto em responder.

1.1) QUEM SOU ?

Sou um adepto Sportinguista desde sempre, e vivo numa zona do país onde são poucos os adeptos verde brancos. Fui apoiante de todos os Presidentes da chamada "continuidade" durante as respectivas eleições (Roquette, Dias da Cunha, Filipe Soares Franco e José Eduardo Bettencourt).


1.2) QUEM APOIEI NAS ULTIMAS ELEIÇÕES E COMO DEMONSTREI ESSE APOIO?

Durante as ultimas eleições apoiei no meu circulo de amigos e num forum do clube o candidato da Lista C Bruno de Carvalho. Fi-lo porque estava convicto que nenhuma das outras candidaturas era credível. Godinho Lopes apresenta uma lista de arguidos (Godinho Lopes, Luís Duque, Paulo Pereira Cristóvão, etc) que na minha opinião não dignifica o nome do clube, sem projecto, e com um chorrilho de promiscuidades com a banca e a favor do "tacho". Dias Ferreira, numa lista completamente desastrada com um "traidor" como Director Desportivo. Abrantes Mendes é uma espécie de Tiririca do Sporting, sem treinador, sem director desportivo, sem projecto, sem lista, sem financiamento no fundo uma mão absolutamente cheia de nada. Fiquei entre Pedro Baltazar e Bruno de Carvalho, mas depressa me decidi em favor de Bruno de Carvalho por variados motivos, primeiro porque Baltazar apresentou coisas que não gostei, como a postura, treinador, o tipo de jogadores a contratar, o financiamento e a forma como os seus interesses na SAD não me pareciam ser os mais transparentes (detêm o passe de Carriço etc). Sobre Bruno de Carvalho digo simplesmente uma coisa, cumpriu tudo o que prometeu, apresentou o treinador e os investidores ao lado dos próprios, foi o único que apresentou um projecto claro para os Sportinguistas e sem rostos na sua lista que nestes últimos anos tem feito tão mal ao nosso clube, no fundo o único que preconizava um Sporting de novo grande.


1.3) PORQUE É QUE MANTENHO O ANONIMATO?

Única e exclusivamente por ter medo de represálias.

1.4) ESTE BLOG TEM ALGUMA RELAÇÃO COM ALGUMA CANDIDATURA AS ELEIÇÕES DO SPORTING?

Não. Estou muito longe do centro de decisão do Sporting, e nunca tive qualquer tipo de contacto pessoal com qualquer tipo de dirigente ou candidato a dirigente do Sporting com a excepção de Bruno de Carvalho cujo contacto foi feito através de e-mail e cujo processo passo a explicar noutra questão (1.6).

1.5) O DOSSIER É FEITO COM BASE NO PROCESSO DE IMPUGNAÇÃO DE BRUNO DE CARVALHO?

Não. Não tive acesso a nenhum tipo de documento ou de informação vinda de Bruno de Carvalho. O que descobri deve-se exclusivamente a uma simples pesquisa que pode ser feita por qualquer pessoa com acesso á Internet.

1.6) SE TEM PROVAS DE FRAUDE PORQUE NÃO ENTROU EM CONTACTO COM BRUNO DE CARVALHO?

Entrei em contacto com Bruno de Carvalho através de um e-mail enviado numa altura onde a providência cautelar já tinha sido entregue e dias antes de ele ter desistido do processo sendo que o contacto não passou desse e-mail e acabou por não haver mais nenhum contacto em relação ao que descobri.


1.7) ALGUÉM SABE DO QUE DESCOBRIU?

Não informei absolutamente ninguém sobre o assunto.

1.8) O BLOG VAI TER CONTINUAÇÃO?

Neste momento penso que não, penso que o meu trabalho acaba aqui, pois não tenho tempo para continuar por muito mais tempo. Talvez de tempos a tempos lá surja algum post. Veremos...

1.9) PORQUE É QUE FOI CRIADO O BLOG?

No dia seguinte as eleições descobri as primeiras irregularidades e quis mostra-las a todos os Sportinguistas. Para isso criei um tópico no forumsporting para que as pessoas pudessem saber o que tinha descoberto, mas a adesão foi tanta e em simultâneo que o fórum ficou indisponível rapidamente devido á adesão massiva dos Sportinguistas, e por isso criei o blog para que fosse mais fácil a consulta. Os restantes post's foram surgindo depois com naturalidade á medida do aparecimento de novas notícias.

1.10) O QUE ESPERA COM A DIVULGAÇÃO DO "DOSSIER DO AFINAMENTO"?

Única e exclusivamente espero que os Sportinguistas possam saber a verdade. O Sporting sempre foi um clube democrático, e a simples suspeição de que ouve irregularidades numas eleições que estatutariamente deviam ser democráticas é uma mancha que ficará para sempre na historia do nosso clube.

1.11) PORQUE ESPERAR PELO FIM DO CAMPEONATO?

Esperei pelo facto de ser cada vez maior o número de mensagem que recebi a pedir para parar de dividir o clube e para dar condições à nova direcção de fazer um bom trabalho, e conseguir o 3° lugar na Liga. Não sinto que tenha dividido o clube, mas de qualquer forma acedi ao pedido, sendo que apenas quero que a verdade venha ao de cima.


CAPÍTULO 2 – INFORMAÇÕES SOBRE O ACTO ELEITORAL

Neste capítulo vou esclarecer quem eram os cabeças de lista e o número de votos que cada sócio tem consoante o número de anos de filiação.

2.1 NÚMEROS DE VOTOS DISPONIVEIS PARA OS SÓCIOS

Do sócio n.º 1 ao n.º 19 – 25 votos
Do sócio n.º 20 ao n.º 113 – 22 votos
Do sócio n.º 114 ao n.º 689 – 19 votos
Do sócio n.º 690 ao n.º 2140 – 16 votos
Do sócio n.º 2141 ao n.º 4535 – 13 votos
Do sócio n.º 4536 ao n.º 9907 – 10 votos
Do sócio n.º 9908 ao n.º 20210 – 7 votos
Do sócio n.º 20211 ao n.º 43928 - 4 votos
Do sócio n.º 43929 ao n.º 83034 - 1 voto

2.2 LISTAS E CABEÇAS DE LISTA PRESENTES


2.2.1 LISTAS PRESENTES A ELEIÇÕES PARA CONSELHO DIRECTIVO

LISTA A – GODINHO LOPES
LISTA B – PEDRO BALTAZAR
LISTA C – BRUNO DE CARVALHO
LISTA D – DIAS FERREIRA
LISTA E – ABRANTES MENDES


2.2.2 LISTAS PRESENTES A ELEIÇÕES PARA A MESA DA ASSEMBLEIA GERAL

LISTA A – ROGÉRIO ALVES
LISTA B – PEDRO SANTANA LOPES
LISTA C – EDUARDO BARROSO
LISTA D – RUI MEDEIROS
LISTA E – JOSÉ SOARES MACHADO

2.2.3 LISTAS PRESENTES A ELEIÇÕES PARA O CONSELHO FISCAL E DISCIPLINAR

LISTA A – JOSÉ MELLO FRANCO
LISTA B – LUIS VASCO VALENÇA PINTO
LISTA C – JOSÉ VIEIRA DE SAMPAIO
LISTA D – ANTÓNIO SAMAGAIO
LISTA E – ALEXANDRE MESTRE
LISTA F – FREDERICO SOUSA ABREU

2.2.4 LISTAS PRESENTES A ELEIÇÕES PARA O CONSELHO LEONINO

LISTA A – EDUARDO CATROGA
LISTA B – VASCO ROCHA VIEIRA
LISTA C – JOÃO MESQUITA DE TRINDADE
LISTA D – MARIA DE LURDES CASTRO
LISTA E – ZEFERINO BUAL
LISTA G – MIGUEL DUARTE AFONSO (SOMOS VOZ NO SPORTING)
LISTA H – JOSÉ EDUARDO ( A SOLUÇÃO)
LISTA I – PEDRO FALEIRO SILVA (ASSOCIAÇÃO ADEPTOS SPORTINGUISTAS)
LISTA J – LUÍS FILIPE COIMBRA (SPORTING PRIMEIRO, SEMPRE)



CAPÍTULO 3 - OS PRIMEIROS DADOS

3.1 ANÚNCIO OFICIAL VOTANTES/VOTOS NO SITE SPORTING

O Sporting no seu site oficial no dia das eleições (26 de Marco de 2011) após o fecho das urnas anunciou a seguinte noticia. No final da noticia está o link onde podem comprovar a veracidade.

"VOTARAM 14205 ASSOCIADOS”

"O dia de eleições do Sporting contou com uma forte adesão de sócios sportinguistas às urnas. No total votaram 14205 associados, o que corresponde a 88 530 votos. Neste momento começou a contagem dos votos. Durante a noite fica a conhecer-se quem será o próximo presidente do Conselho Directivo do Sporting Clube de Portugal, bem como todos os elementos dos Órgãos Sociais. "

in WWW.SPORTING.PT



3.2 ANUNCIO OFICIAL DO VENCEDOR ELEIÇÕES PELO PRESIDENTE DA MESA DA ASSEMBLEIA GERAL DO SPORTING CLUBE DE PORTUGAL (LINO DE CASTRO).

Por volta das 06:00 do dia 27 de Marco de 2011 o Presidente da Mesa da Assembleia Geral do Sporting Clube de Portugal proclama no Auditório do estádio Jose de Alvalade, hoje Auditório Artur Agostinho, o senhor Godinho Lopes como novo Presidente do Sporting Clube de Portugal. Aproveitou também para dizer as percentagens de votos de cada lista.

LISTA A - GODINHO LOPES 36.55% (33.275 votos)
LISTA B - PEDRO BALTAZAR 8.80%
LISTA C - BRUNO DE CARVALHO 36.15% (32.915 votos)
LISTA D - DIAS FERREIRA 16.54%
LISTA E - ABRANTES MENDES 1.95%

Para confirmarem os dados presentes acima podem ver o vídeo da TVI com o anúncio dos resultados por parte de Lino de Castro. Neste vídeo aparece referida a percentagem da cada lista mas apenas aparece o número de votos da Lista A e da Lista C.



3.3 AS PRIMEIRAS INDICAÇÕES DE "AFINAMENTO"
No dia 27 de Marco de 2011 nasce então este blog. O texto inicial esmiúça estes resultados em busca da verdade. Vou voltar a fazer as contas para que tudo fique bem claro.

3.3.1 VERIFICAÇÃO DAS PERCENTAGENS
A primeira coisa que fiz foi verificar as percentagens. Como é lógico o seu somatório terá de ser de 100%. Os dados estão no ponto (3.2).
A+B+C+D+E= 36.55+8.80+36.15+16.54+1.95=99.90%
Até aqui está tudo certo. Há apenas uma diferença de 0.1% que é irrelevante e prende-se com arredondamentos feitos pelos responsáveis das eleições para que as percentagens não tivessem muitas casas decimais.

3.3.2 VERIFICAÇAO DOS VOTOS
Quando sabemos o total correspondente a uma percentagem, para sabermos o somatório total de todas as percentagens basta fazermos uma regra de 3 simples.
36.55% LISTA A -------------------------- 33.275 VOTOS
100% TOTAL TODAS LISTAS ------------- × ( TOTAL DE VOTANTES)
×= (100% x 33.275) / 36.55%
×= 91.039,67
Vamos arredondar isto a 91.040 votos.

3.3.3 A DIFERENÇA ENTRE O NÚMERO DE VOTOS CONTABILIZADOS PELOS ANUNCIADOS.

No ponto 3.1 verificamos de acordo com o site oficial do Sporting que o número de votos total nesta eleição era de 88530. Mais tarde e de acordo com o que o Presidente da Mesa da Assembleia Geral disse e de acordo com os cálculos presentes no ponto 3.3.2 concluímos que o número de votos a final foi bem superior ao anunciado.

Diferença entre votos contabilizados pelos votos anunciados
91.040-88.530=2510

3.3.4 CONCLUSÃO DESTA DIFERENÇA

Temos então uma diferença de cerca de 2510 votos a mais do que o que era possível já que o Sporting tinha anunciado após o fecho das urnas que tinham votado 14.205 sócios e que esses sócios tinham na sua totalidade 88.530 votos, mas na realidade apareceram nas urnas 91.040.

CAPÍTULO 4. A DIVULGAÇAO DOS RESULTADOS OFICIAIS

Durante o próprio dia 27 de Março de 2011 o Sporting divulgou no final desse dia todos os resultados oficiais que passo a transcrever de seguida. No final deste ponto está o link para que possam confirmar. (Os pontos seguintes são só dados e contas que serão apresentadas mais à frente. Para aqueles que não vão confirmar os números podem avançar até ao ponto 4.5)

4.1 RESULTADOS OFICIAIS CONSELHO DIRECTIVO

Total de votos
LISTA A - 33275 - 36,55%
LISTA B - 3013 - 3,30%
LISTA C - 32915 - 36,15%
LISTA D - 15062 - 16,54%
LISTA E - 1777 - 1,95%

Total de sócios votantes
LISTA A - 4511 - 30,93%
LISTA B - 1191 - 3,13%
LISTA C - 6047 - 41,53%
LISTA D - 2552 - 17,53%
LISTA E - 259 - 1,73%

Votos brancos/nulos
Quantidade de votos: 440
Quantidade de sócios: 59

4.1.1 CÁLCULO DO TOTAL DE VOTOS CONSELHO DIRECTIVO

A+B+C+D+E+BRANCOS/NULOS = 33.275+3013+32915+15062+1777+
440=91.432

4.1.2 CÁLCULO DO TOTAL DE SÓCIOS VOTANTES CONSELHO DIRECTIVO
A+B+C+D+E+BRANCOS/NULOS=4511+1191+6047+2552+259+59=14619

4.2 RESULTADOS OFICIAIS MESA DA ASSEMBLEIA GERAL

Total de votos
LISTA A – 33396 – 36,88%
LISTA B – 8881 – 9,81%
LISTA C – 34417 – 38,01%
LISTA D – 11341 – 12,52%
LISTA E – 2524 – 2,79%

Total de sócios
LISTA A – 4533 – 31,35%
LISTA B – 1384 – 9,57%
LISTA C – 6247 – 43,21%
LISTA D – 1912 – 13,22%
LISTA E – 382 – 2,64%

Votos brancos/nulos
Quantidade de votos: 740
Quantidade de sócios: 125

4.2.1 CÁLCULO DO TOTAL DE VOTOS DA MESA DA ASSEMBLEIA GERAL

A+B+C+D+E+BRANCOS/NULOS=33396+8881+34417+11341+2524+740=91.299

4.2.2 CÁLCULO DO TOTAL DE SÓCIOS VOTANTES MESA ASSEMBLEIA GERAL

A+B+C+D+E+BRANCOS/NULOS=4533+1384+6247+1912+382+125=14.583



4.3 RESULTADOS OFICIAIS CONSELHO FISCAL E DISCIPLINAR

Total de votos
LISTA A – 33899 – 37,64%
LISTA B – 7750 – 8,60%
LISTA C – 27778 – 30,84%
LISTA D – 12530 – 13,91%
LISTA E – 2161 – 2,40%
LISTA F – 5952 – 6,61%

Total de sócios
LISTA A – 4658 – 32,47%
LISTA B – 1141 – 7,95%
LISTA C – 5080 – 35,41%
LISTA D – 2075 – 14,46%
LISTA E – 343 – 2,39%
LISTA F – 1050 – 7,32%

Votos em branco/nulos
Quantidade de votos: 1380
Quantidade de sócios: 252

4.3.1 CÁLCULO DO TOTAL DE VOTOS CONSELHO FISCAL E DISCIPLINAR

A+B+C+D+E+F+BRANCOS/NULOS=33899+7750+27778+12530+2161+5952+252=90.322

4.3.2 CÁLCULO DO TOTAL DE SÓCIOS VOTANTES CONSELHO FISCAL E DISCIPLINAR

A+B+C+D+E+F+BRANCOS/NULOS=4658+1141+5080+2075+343+1050+1380=15.727

4.4 RESULTADOS OFICIAIS CONSELHO LEONINO

Total de votos 
LISTA A – 27513 – 30,74%
LISTA B – 6165 – 6,89%
LISTA C – 17250 – 19,28%
LISTA D – 11456 – 12,80%
LISTA E – 1925 – 2,15%
LISTA G – 3865 – 4,32%
LISTA H – 12840 – 14,35%
LISTA I – 5496 – 6,14%
LISTA J –2982 – 3,33%

Quantidade de sócios
LISTA A – 3726 – 25,93%
LISTA B – 927 – 6,45%
LISTA C – 3138 – 21,84%
LISTA D – 1883 – 13,10%
LISTA E – 290 – 2,02%
LISTA G – 634 – 4,41%
LISTA H – 2172 – 15,12%
LISTA I – 1140 – 7,93%
LISTA J – 459 – 3,19

Votos em branco/nulos
Quantidade de votos: 1091
Quantidade de sócios: 167

4.4.1 CÁLCULO TOTAL DE VOTOS CONSELHO LEONINO

A+B+C+D+E+G+H+I+J+BRANCOS/NULOS=27513+6165+17250+11456+1925+3865+12840+5496+2982+1091=90.583

4.4.2 CÁLCULO TOTAL DE SÓCIOS VOTANTES CONSELHO LEONINO

A+B+C+D+E+G+H+I+J+BRANCOS/NULOS=3726+927+3138+1883+290+634+2172+1140+459+167=14.536


4.5 RESUMO GERAL ATÉ AO MOMENTO

O Sporting através do seu site oficial e logo após o fecho das urnas anunciou que o número de sócios que tinham participado nestas eleições tinha sido de 14.205 e que estes sócios teriam uma totalidade de 88.530 (podem confirmar isto no ponto 3.1).

Mais tarde perto das 06:00 horas de dia 27 de Março de 2011 quando o Presidente da Mesa da Assembleia Geral anunciou os resultados disse que a Lista A tinha recolhido 36.55% dos votos e que estes equivaliam a (33.275 votos) (podem confirmar no ponto 3.2). A partir desta percentagem com o correspondente número de votos conseguimos chegar através de uma simples regra de 3 simples ao número total de votos, e cujo resultado foi bem diferente do que tinha sido apresentado após o fecho das urnas. Começou aqui a grande desconfiança, já que concluiu-se que o número real de votos depositados nas urnas era de 91.040, ou seja 2510 votos a mais (podem confirmar no ponto 3.3.3)

Durante o dia 27 de Março de 2011 surge então os resultados discriminados no site do Sporting (ponto 4), e esses dados oficiais vieram a dar razão a ao calculo anterior através da regra de 3 simples. De facto haviam mais votos nas urnas do que os que correspondiam aos sócios que foram votar.

4.5.1 DIFERENÇAS ENTRE SÓCIOS/VOTOS POSSIVEIS E SÓCIOS/VOTOS NAS URNAS

Neste dois pontos seguintes faço um quadro resumo dos cálculos apresentados no ponto 4.4.

4.5.1.1 DIFERENÇAS ENTRE SÓCIOS “REAIS” E O NUMERO DE SÓCIOS ANUNCIADOS


SÓCIOS "REAIS"
Nº SÓCIOS ANUNCIADO
DIFERENÇA
DIRECÇÃO
14623
14205
+418
ASSEMBLEIA
14583
14205
+378
FISCAL E DISC
14599
14205
+394
C.LEONINO
14536
14205
+331


4.5.1.2 DIFERENÇAS ENTRE VOTOS NAS URNAS E OS VOTOS POSSIVEIS PELOS SÓCIOS PARTICIPANTES


VOTOS NAS URNAS
VOTOS POSSIVEIS PELOS SÓCIOS PARTICIPANTES
DIFERENÇA
DIRECÇÃO
91482
88530
2952
ASSEMBLEIA
91299
88530
2769
FISCAL E DISC
91450
88530
2920
C.LEONINO
90583
88530
2053


CAPÍTULO 5 – DUVIDAS, RECTIFICAÇÕES, ESLARECIMENTOS E COMUNICADOS

5. 1 RECTIFICAÇÃO NÚMEROS NO JORNAL “A BOLA”

O Sporting publicou no seu site o número oficial de sócios/votos (14205 sócios/88.530 votos) (ver ponto 3.1) após o fecho das urnas e nunca fez qualquer tipo de rectificação no mesmo órgão sobre o número de sócios/votos.
O primeiro local onde foi confirmada a alteração do número de sócios votantes e os seus respectivos votos foi no Jornal “A Bola” na sua edição online no dia 28 de Março de 2011 as 00.07 horas.

É curioso que o Jornal “A Bola” que foi o único jornal no país que teve Godinho Lopes na capa da edição de 27 de Março de 2011 (dia seguinte as eleições) seja agora o primeiro a saber que os números estavam “incorrectos”.

Transcrição noticia:

“Números finais das eleições apontam para 14.619 sócios e 91.482 votos”

“O Sporting divulgou este domingo os resultados finais das eleições de sábado, que tornaram Godinho Lopes presidente, onde votaram 14.619 sócios, para um total de 91.482 votos.

Estes números, que estão no site oficial do clube, são superiores ao último balanço feito por responsáveis do clube, sábado após o último votante.

Na altura, às 20.45 horas, foi anunciado que tinham votado 14.205 sócios e um total de 88.530 votos expressos.

Esta diferença, segundo o Sporting, está relacionada com as informações do computador e dos cadernos eleitorais.

Assim, Godinho Lopes venceu as eleições com 36,55 por cento dos votos (33.275), com Bruno Carvalho a conseguir 36,15 (32.915), perdendo por apenas 360 votos.

O candidato José Dias Ferreira conseguiu 16,54 por cento (15.062 votos), seguindo-se Pedro Baltazar com 8,80 (8.013) e Abrantes Mendes com 1,95 (1.777), tendo-se ainda registado 59 votos brancos/nulos, que correspondem a 440 votos.

Se cada sócio tivesse apenas um voto – o que não acontece, pois têm entre um e 25 consoante a antiguidade –, a vitória seria de Bruno Carvalho, em quem votaram 6.047 sócios, contra os 4.511 de Godinho Lopes.”

In jornal “A Bola” edição Online



 5.2 AS DUVIDAS DO CANDIDATO DIAS FERREIRA

O candidato à Presidência do Conselho Directivo e anterior Presidente da Mesa da Assembleia Geral do Sporting Clube de Portugal, que foi eleito juntamente com os restantes elementos da Mesa da Assembleia Geral nas eleições de 2009 pela Lista de José Eduardo Bettencourt publicou o seguinte comunicado.

“COMUNICADO DIAS FERREIRA”

“1. Aceita-se democraticamente a votação conferida pelos associados à lista da mudança por mim encabeçada, assente na defesa dos valores do clube, na ética e na convicção da necessidade de unir os sportinguistas em torno de um projecto ganhador.

2. Em consequência, entendo não dever envolver-me em qualquer contenda judicial em torno do resultado eleitoral proclamado, não obstante:

A Mesa da Assembleia Geral eleitoral não ter funcionado nos termos previstos nos termos do nº 2 do artº 48º dos Estatutos;

Haver uma discrepância não justificada entre o número de votantes registados (14.205) e o número de votantes nas urnas: CD (14.619), AG (14.583), CF (14.599) e CL (14.536).

3. Condenam-se todos os actos de violência ocorridos por mancharem o bom nome do Sporting Clube de Portugal.

4. Esclarece-se que, no caso de anulação do acto eleitoral de 26 de Março de 2011, não pretendo envolver-me como candidato e não apoiarei qualquer das listas submetidas a sufrágio.»”

In MaisFutebol 28/03/2011


Para que seja do conhecimento geral o nº 2 do artº 48 dos Estatutos do Sporting Clube de Portugal diz o seguinte:

“Estatutos do Sporting”

“Artigo 48”

(…)

“2 - O funcionamento das Assembleias Gerais eleitorais é dirigido pelo Presidente da Mesa da Assembleia Geral, coadjuvado pelos restantes membros da Mesa e por um representante de cada lista concorrente.

5.3 NÃO TINHA DIREITO A VOTAR MAS VOTOU

Foi tornado publico por uma adepta do Sporting a situação grave de votar sem ter esse direito. 

De seguida transcrevo o telex da Lusa com toda a historia.

"Catarina Bita, sócia do Sporting nº 7504 há 33 anos,  passou a sócia correspondente há cerca de dez anos e voltou a efectiva no final do ano passado. Deslocou-se a Alvalade no dia das eleições para acompanhar o marido, que ia votar. Apresentou o cartão de sócia e indicaram-lhe a mesa 11. Contribuiu com 10 votos. Na semana anterior o clube tinha-a informado de que não tinha direito de voto.

A polémica continua em redor das eleições do passado dia 26 de Março. Depois de Bruno de Carvalho ter denunciado irregularidades no decorrer do ato eleitoral, que acabou por dar a vitória a Godinho Lopes, nova denúncia surge agora pela voz de Catarina Bita, sócia do clube de Alvalade nº 7504 há 33 anos.

Há cerca de dez passou a sócia correspondente, sem direito de voto, e recentemente, no final de 2010, voltou a requerer o estatuto de sócia efectiva com o objectivo de adquirir o bilhete de época. Contactou o clube na semana anterior às eleições para saber se podia ou não votar. Foi informada, por telefone e por correio electrónico, que por não cumprir o critério de ter de ser sócia efectiva há 12 meses ou mais, não podia votar.

"Fui acompanhar o meu marido, que foi votar, apresentei o meu cartão de sócia, apenas para o acompanhar à sala, passei no primeiro controlo do cartão, mandaram-me entrar, no segundo controlo mostrei o cartão, pediram para que me dirigisse à mesa 11 para votar, e tive direito a dez votos", conta Catarina Bita.

Depois de ouvir Lino de Castro a afirmar em conferência de imprensa que não tinha havido qualquer irregularidade, decidiu denunciar o seu caso, e pede agora esclarecimentos sobre quantas mais pessoas votaram na mesma situação.

Catarina afirma que seria "digno" do actual presidente, Godinho Lopes, "renunciar ao cargo e requerer segundas eleições" porque, adverte, "as coisas têm de ficar claras (...). O Sporting é um grande clube e tem de subir novamente, mas não é com aldrabices, não é com mentiras, nem com eleições forjadas que se vai lá; muito pelo contrário", conclui.

De seguida podem ler o e-mail enviado pelo Sporting a esta sócia do clube, após ela ter pedido uma clarificação quanto a sua capacidade de votar.

"Prezada Consócia Catarina Bita,

Desde já agradecemos o seu contacto. No seguimento das sua solicitação, vimos por este meio informar que as eleições para os Órgãos Sociais do Sporting Clube de Portugal decorrem no próximo dia 26 de Março, tendo início às 10.00 horas e término às 20.00 horas do referido dia, no Hall VIP do Estádio José Alvalade em Lisboa. 

Adicionamos que podem votar, de forma presencial, todos os sócios efectivos que tenham à data da eleição, tenham sido admitidos na categoria há pelo menos doze meses (artº. 20º, nº 2, dos Estatutos). Ou seja, os sócios daquela categoria com número igual ou inferior a 83034-0 e que tenham pago todas as quotas devidas, incluindo a quota relativa ao mês de Fevereiro de 2011. Desta forma, e tendo em conta que a associada Catarina Fonseca Vilar Bita, sócia n.º 7504, apenas é associada efectiva do clube desde Outubro de 2010 não se encontra abrangida pelo direito de voto. Para mais informações, por favor consulte o nosso site oficial em:

Adicionamos que procedemos à actualização dos seus dados pessoais na sua ficha de associada.

Agradecemos a sua preferência.

Continue a visitar-nos em www.sporting.pt

Sem outro assunto de momento, apresentamos os nossos melhores cumprimentos e Saudações Leoninas"

Deixo também um link com áudio do noticia com declarações da própria.


5.4 AS EXPLICAÇÕES DE LINO DE CASTRO

5.4.1 EXPLICAÇÃO DE LINO DE CASTRO SOBRE DIFERENÇA ENTRE O NÚMERO DE SÓCIOS QUE PARTICIPARAM NA ELEIÇÃO

Numa longa conferência de imprensa, Lino de Castro explicou ainda a discrepância entre o número de votantes anunciados ao final do dia e os apurados na contagem final dos votos. Dizem os responsáveis pelo acto que aos números divulgados com base no sistema informático há que somar os de sócios que, numa fase inicial, não foram validados pelo sistema, mas puderam votar depois de regularizarem as suas situações.
«Antes da eleição, no final do dia, é elaborado um caderno eleitoral com as pessoas que têm capacidade eleitoral: sócio há 12 meses e quotas em dia. Nunca sabia qual era o universo de votantes, dependia de quantas pessoas fossem votar. Era possível ter tido 49 mil sócios em Alvalade a votar. Cada vez que chega um sócio que por qualquer razão não pode votar, é analisado. A mesa valida sempre as pessoas que podem votar», explicou Lino Castro, dando exemplo de figuras públicas, como Oceano ou Pedro Lynce, que estiveram nessa situação.
O responsável garante ainda que o número de sócios divulgado no site oficial do clube (14.205 votantes, contra os 14.619 para o Conselho Directivo que foram anunciados agora como oficiais pelo clube) não foi da sua responsabilidade: «Os números correctos só sabíamos nós depois de contar todos os votos. Antes disso só tenho estimativas. Falei sempre em estimativas.»
Links:

5.4.2 EXPLICAÇÕES DE LINO DE CASTRO SOBRE AS DIFERENÇAS TOTAIS ENTRE OS NÚMEROS DO SÓCIOS QUE VOTARAM NAS DIFERENTES ELEIÇÕES

SÓCIOS
VOTOS
DIFERENÇA SÓCIOS
DIFERENÇA VOTOS
CONSELHO DIRECTIVO
14619
91482
0
0
MESA ASSEMBLEIA GERAL
14583
91299
-36
-183
CONSELHO FISCAL E DISCIPLINAR
14599
91450
-20
-32
CONSELHO LEONINO
14536
90583
-63
-899

Interpretação quadro:

1)   Todos os sócios votaram para o Conselho Directivo

2)   36 sócios num total de 183 votos não votaram para a Mesa da Assembleia Geral.


3)   30 sócios num total de 32 votos não votaram para o Conselho Fiscal e Disciplinar

4)   63 Sócios num total de 899 votos não votaram para o Conselho Leonino


Lino de Castro quando confrontado com estas diferenças proferiu as seguintes declarações.

Sobre as inconformidades referidas na alínea B do comunicado da candidatura de Dias Ferreira, o Presidente da AG em exercício nas eleições, Lino de Castro, contou a A BOLA que a diferença de votos entre órgãos sociais existe "porque há pessoas que recusam votar para todos os órgãos";"Não os podemos proibir daí a diferença. Mas nenhum dos delegados fez qualquer 
reclamação. É assim todas as eleições" disse."

In Jornal “A Bola” 28/03/2011 na edição de papel

5.4.3 EXPLICAÇÕES DE LINO DE CASTRO PARA A QUESTÃO LEVANTADA POR DIAS FERREIRA NO SEU COMUNICADO SOBRE OS ESTATUTOS.

Nem uma palavra! Para que seja do conhecimento publico nestas eleições cada Lista teve direito a ter presente 2 delegados, ao contrario do que está estipulado nos estatutos do Sporting Clube de Portugal ( ver ponto 5.2).

5.4.3 EXPLICAÇÕES DE LINO DE CASTRO SOBRE VOTOS DE SÓCIOS SEM CAPACIDADE PARA O FAZER.

Mais uma vez nem uma palavra.

CAPITULO 6 – AS NOVAS PROVAS DE “AFINAMENTO”


Para que tudo seja devidamente esclarecido vamos fazer o seguinte exercício.
1 - Esqueçam a diferença de sócios que votaram.
2 - Esqueçam as diferenças de votos .
3 - Esqueçam as discrepâncias de votos depositados nas urnas consoante as varias eleições.
4 - Esqueçam os sócios sem legitimidade para votar e que o fizeram.
5 - Esqueçam o incumprimento dos estatutos relativamente ao número de delegados que deveriam estar presentes.
6 – Esqueçam a forma como Lino de Castro empossou a nova direcção.

Esqueçam absolutamente tudo! Agora as contas são outras e não são passíveis de desculpas esfarrapadas.

6.1 DOCUMENTOS OFICIAIS DO SPORTING COM TODOS OS RESULTADOS MESA POR MESA

Tive acesso a estes dados através do Blog do ex-candidato à Presidência do Sporting Clube de Portugal, e actual membro e secretário do Conselho Leonino Zeferino Bual.






Atraves destes documentos fiz uma análise muito simples. Passei todos os dados para Excel e vou demonstra-los mesa por mesa.

6.2 TODOS OS RESULTADOS OFICIAIS




6.2.1 QUADRO RESUMO RESULTADOS OFICIAIS MESA 1 VOTO




6.2.2 QUADRO RESUMO RESULTADOS OFICIAIS MESA 4 VOTOS




6.2.3 QUADRO RESUMO RESULTADOS OFICIAIS MESA 7 VOTOS




6.2.4 QUADRO RESUMO RESULTADOS OFICIAIS MESA 10 VOTOS




6.2.5 QUADRO RESUMO RESULTADOS OFICIAIS MESA 13 VOTOS



6.2.6 QUADRO RESUMO RESULTADOS OFICIAIS MESA 16 VOTOS




6.2.7 QUADRO RESUMO RESULTADOS OFICIAIS MESA 19 VOTOS




6.2.8 QUADRO RESUMO RESULTADOS OFICIAIS MESA 22 VOTOS




6.2.9 QUADRO RESUMO RESULTADOS OFICIAIS MESA 25 VOTOS




6.2.10 QUADRO RESUMO COM RESULTADOS OFICIAIS TOTAIS




6.3 A PROVA DE QUE HOUVE AFINAMENTO




O Sporting Clube de Portugal diz que votaram 16.619 sócios com um total de 91.482 votos.

Vamos conferir então através dos resultados oficiais.

Conselho Directivo


Mesa da Assembleia Geral

Conselho Fiscal e Disciplinar

Conselho Leonino


Vou indicar os resultados numa tabela. Não vou estar novamente a passar os cálculos, mas em caso de dúvidas façam o favor de confirmar.



SÓCIOS
VOTOS
DIFERENÇA SÓCIOS
DIFERENÇA VOTOS
CONSELHO DIRECTIVO
14619
91482
0
0
MESA ASSEMBLEIA GERAL
14583
91299
-36
-183
CONSELHO FISCAL E DISCIPLINAR
14599
91450
-20
-32
CONSELHO LEONINO
14536
90583
-63
-899


SÓCIOS
VOTOS
DIFERENÇA SÓCIOS
DIFERENÇA VOTOS
CONSELHO DIRECTIVO
14619
91482
0
0
MESA ASSEMBLEIA GERAL
14583
91299
-36
-183
CONSELHO FISCAL E DISCIPLINAR
14599
91450
-20
-32
CONSELHO LEONINO
14536
90583
-63
-899

Interpretação quadro:

1)  Todos os sócios votaram para o Conselho Directivo

2)   36 sócios num total de 183 votos não votaram para a Mesa da Assembleia Geral.


3)   20 sócios num total de 32 votos não votaram para o Conselho Fiscal e Disciplinar

4)   63 Sócios num total de 899 votos não votaram para o Conselho Leonino
Este quadro já tinha aparecido no ponto 5.4.2.

O mais importante neste ponto e o facto de todos os sócios terem votado para o Conselho Directivo enquanto para os outros 3 orgãos o número de boletins de voto é inferior ao número de sócios. Lino de Castro disse que os sócios não são obrigados a votar para todos os órgãos, e tem toda a razão.


Vamos então ao “afinamento”
As tabelas que transcrevi anteriormente entre o ponto 6.2.1 e 6.2.10 não são figurativas. È nelas que está o afinamento.
Comecemos então pela TABELA DA MESA DE 1 VOTO:

1
Conselho Directivo

Assembleia Geral

Conselho Fis/Dis

Conselho Leonino

LISTAS
SÓCIOS
VOTOS
SÓCIOS
VOTOS
SÓCIOS
VOTOS
SÓCIOS
VOTOS
A
717
717
712
712
770
770
590
590
B
223
223
301
301
223
223
184
184
C
1786
1786
1843
1843
1542
1542
966
966
D
672
672
515
515
547
547
478
478
E
67
67
77
77
83
83
66
66
F




233
233


G






158
158
H






569
569
I






358
358
J






81
81
brancos/nulos
8
8
26
26
76
76
31
31
TOTAIS
3473
3473
3474
3474
3474
3474
3481
3481

Atentem aos TOTAIS:
Como é possível que o Conselho Leonino tenha mais sócios e votos do que o Conselho Directivo???????? Aqui está o “afinamento”.
O sócio quando chega a mesa de voto é-lhe dado 4 boletins de voto, um para cada órgão em eleição. Ora, se todos os sócios votaram para o Conselho Directivo, como é possível que existam mais sócios a votarem para outros órgãos.
Neste caso votaram 3473 sócios para o Conselho Directivo e 3481 sócios para o Conselho Leonino. Nesta mesa de 1 voto há uma diferença de 8 sócios. Ou seja simplificando 8 sócios não votaram para o Conselho Directivo.
8 sóciosx 8 votos= 8 votos
São 8 votos desaparecidos em combate…


Passamos agora para a próxima tabela onde o “afinamento” é visível.

TABELA DA MESA DE 10 VOTOS
10
Conselho Directivo

Assembleia Geral

Conselho Fis/Dis

Conselho Leonino

LISTAS
SÓCIOS
VOTOS
SÓCIOS
VOTOS
SÓCIOS
VOTOS
SÓCIOS
VOTOS
A
865
8650
851
8510
859
8590
672
6720
B
186
1860
257
2570
178
1780
136
1360
C
680
6800
728
7280
595
5950
383
3830
D
336
3360
211
2110
296
2960
247
2470
E
33
330
49
490
51
510
47
470
F




118
1180


G






97
970
H






314
3140
I






123
1230
J






67
670
brancos/nulos
8
80
10
100
23
230
23
230
TOTAIS
2108
21080
2106
21060
2120
21200
2109
21090

Nesta mesa o Conselho Fiscal foi a eleição mais concorrida com 2120 sócios, o Conselho Directivo teve menos 12 sócios a votar.

Ora 12sóciosx10votos= 120 votos
Mais 120 votos desaparecidos em combate…


TABELA DA MESA DE 16 VOTOS
16
Conselho Directivo

Assembleia Geral

Conselho Fis/Dis

Conselho Leonino

LISTAS
SÓCIOS
VOTOS
SÓCIOS
VOTOS
SÓCIOS
VOTOS
SÓCIOS
VOTOS
A
258
4128
255
4080
253
4048
214
3424
B
53
848
52
832
61
976
43
688
C
172
2752
182
2912
153
2448
91
1456
D
75
1200
64
1024
64
1024
59
944
E
15
240
22
352
13
208
12
192
F




29
464


G






26
416
H






84
1344
I






18
288
J






23
368
brancos/nulos
6
96
6
96
7
112
8
128
TOTAIS
579
9264
581
9296
580
9280
578
9248

Na mesa dos 16 votos a eleição mais participada foi a da Assembleia Geral com 581 sócios. O Conselho Directivo teve menos 2 sócios.

2 sócios x 16 votos= 32 votos desaparecidos em combate…


TABELA DA MESA DE 19 VOTOS
19
Conselho Directivo

Assembleia Geral

Conselho Fis/Dis

Conselho Leonino

LISTAS
SÓCIOS
VOTOS
SÓCIOS
VOTOS
SÓCIOS
VOTOS
SÓCIOS
VOTOS
A
93
1767
99
1881
99
1881
82
1558
B
31
589
27
513
30
570
23
437
C
65
1235
65
1235
52
988
32
608
D
26
494
25
475
24
456
31
589
E
7
133
8
152
6
114
6
114
F




14
266


G






4
76
H






37
703
I






3
57
J






5
95
brancos/nulos
1
19
3
57
2
38
3
57
TOTAIS
223
4237
227
4313
227
4313
226
4294

Nesta mesa a eleição mais participada foi a da Assembleia Geral com 227 sócios. A eleição do Conselho Directivo teve menos 4 sócios participantes.

4 sóciosx19 votos= 76 votos desaparecidos em combate…

Nas restantes mesas (4,7,13,22,25) o número de sócios que votaram para o Conselho Directivo é sempre igual ou superior ao das outras eleições.

Posto isto podemos fazer o calculo dos votos desaparecidos:

8 votos na Mesa de 1 voto              8 VOTOS
120 votos na Mesa de 10 votos      120 VOTOS
32 votos na Mesa de 16 votos        32 VOTOS
76 votos na Mesa de 19 votos        76 VOTOS

TOTAL                                        236 VOTOS DESAPARECIDOS


Vamos agora pegar nos dados de outra maneira:

Vou agora fazer o somatório do número máximo de sócios que votaram numa eleição por todas as mesas de voto

MESA
ELEIÇÃO MAIS CONCORRIDA
Nº SÓCIOS
VOTOS
1
CONSELHO LEONINO
3481
3481
4
CONSELHO DIRECTIVO
3683
14732
7
CONSELHO DIRECTIVO
3497
24479
10
CONSELHO FISCAL
2120
21200
13
CD/AG/CF
1005
13065
16
ASSEMBLEIA GERAL
581
9296
19
AG/CF
227
4313
22
CD/AG/CF/CL
41
902
25
CD/AG/CF
10
250
14645
91718


Ora afinal parece que temos 14645 sócios com um total de 91718.

91718-91482 = 236 VOTOS

7 - CONCLUSÃO DO AUTOR:

O que torto nasce tarde ou nunca se endireita! No fundo é o que eu penso desta direcção. Tenho visto tanta coisa que pensava não ser possível acontecer no meu Sporting. Existem tantas duvidas, contradições e “afinamentos” que criam uma ideia de divisão nos Sportinguistas, mas isto é claramente errado, temos de estar unidos pelo Sporting Clube de Portugal e a sua defesa não é feita enquanto a verdade não se souber por completo.

Queria fazer o seguinte esclarecimento quanto à diferença de 236 votos. Muita gente tem questionado este valor, dizendo que é inferior à diferença entre a Lista A e a Lista C. Gostaria de dizer que este valor é o mínimo possivel de votos "desaparecidos" já que podemos concluir que o número verdadeiro de sócios que participaram nas eleições não se sabe verdadeiramente, o Sporting o que diz é que foram votar 16.619 sócios, e os 236 votos "desaparecidos" são relacionados com esse número de sócios. É fácil de concluir que é impossível calcular o número verdadeiro de votos desaparecidos pois na realidade não sabemos o numero verdadeiro de sócios que foram votar...


É bastante dificil de passar está situação para texto, mas espero que compreendam, caso isso não aconteça não hesitem em enviar um coméntário, que eu tentarei explicar melhor.


Este guião parece que já estava planeado antes das eleições, relembro os seguintes acontecimentos

1) A situação da entrada à força da Juventude Leonina nas instalações do Sporting, claque está cujo apoio sempre foi inequívoco à Lista de Godinho Lopes

2) Lino de Castro disse antes das eleições que no mais tardar as 3 horas da manha ter os resultados oficiais, quando na verdade só apareceram 10 horas depois do fecho das urnas, pensem pela vossa cabeça, 10 horas para contar votos? Dentro em breve teremos uma eleição onde milhões de pessoas irão participar, vejam quanto tempo vão demorar a contar os votos

3) A situação dos delegados e membros da Mesa da Assembleia Geral estarem em mangas de camisa e sem acesso a telemóveis, e isto ser anunciado antes do acto eleitoral quando absolutamente ninguém tinha posto em causa a seriedade da Mesa da Assembleia

4) Não acham curioso que o Record com uma sondagem à boca das urnas tenha dado uma vitoria quase certa a Bruno de Carvalho?, Recordo-me de ler as 20:00h desse dia no Record online que a sondagem à boca das urnas foi feita até as 19:00h mas que só uma afluxo anormal de sócios votantes em Godinho Lopes fariam perder a eleição a Bruno de Carvalho. Curiosamente esse texto foi retirado do site e o Director do jornal apressou-se no dia seguinte a pedir desculpa.

5) Recordo-me também de durante toda a noite ouvir falar em recontagem e do Sr Lino de Carvalho ter dito que uma recontagem só poderia ser pedida formalmente pelo candidato Bruno de Carvalho, ora eu pergunto Sr Lino como é que o Sr Bruno de Carvalho podia ter pedido uma recontagem se estava à espera juntamente com os outros candidatos nos camarotes do anuncio dos resultados?

6) Todos os jornais do país e até alguns estrangeiros publicaram nas suas primeiras paginas Bruno de Carvalho como sendo o vencedor das eleições, eu gostaria de fazer a seguinte pergunta, todos os jornalistas deste país são estúpidos ao ponto de porem na capa dos seus jornais uma noticia completamente falsa e sem qualquer fonte? 

7)Relembro que o único jornal que publicou Godinho Lopes na capa foi o Jornal a Bola que curiosamente foi o jornal desportivo que publicou os novos dados às 00:07h de dia 28 de Março e que durante toda a campanha foi um dos jornais que mais defendeu e promocionou a campanha de Godinho Lopes e pelo contrario foi o jornal que mais tentou denegrir as restantes listas tendo especial enfoque na Lista C.

8) Gostaria também de perguntar ao Sr Rogério Alves se estava alcoolizado para dar os parabéns a Bruno de Carvalho pela vitória nas eleições?

etc etc etc...

Tudo o que quero é o Sporting democrativo, lutador, competente e principalmente sério que sempre tivemos no passado. Não é a toa que os adeptos do Sporting são considerados especiais. Vamos lutar por este Sporting de volta e não por um Sporting onde o tacho, a corrupção e o compadrio são as palavras chave.

Viva o Sporting Clube de Portugal!!!!!!





34 comentários:

  1. Eu sabia que se alguém tivesse acesso a todos os dados relativos à contagem dos votas iria acabar por encontrar qualquer coisa. É que foi feita de uma maneira tão descarada que só quem não quer é que não vê. Infelizmente existem outros "interesses" por trás que isto nunca vai resultar em nada, é incrível como nenhum meio de comunicação social veio falar disto. Os Viscondes vão continuar a governar em Alvalade e a afundar o clube cada vez mais... é o triste fado do Sporting.

    Saudações Leoninas e parabéns por todo o teu trabalho!

    ResponderEliminar
  2. Quero te dar os parabens pelo o trabalho que fizeste, acredito que deu muito trabalho e de certeza que nao vais tirar dividendos disto. Nunca fui apoiante de nenhum candidato por ver que nenhum tem os requesitos de presidente isto na minha opiniao.
    Como sportinguista vi o acto eleitoral em directo atraves dos canais de televisao e claro que ficou no ar um clima de suspeiçao (batota), o que e uma vergonha nao so para o clube em si mas tambem para Portugal.
    Fico triste porque e com o nosso sporting que isto se passa. E agora com esta nova direcçao no qual nao tenho confiança nenhuma que vamos terminar mais uma epoca desportiva, e na proxima epoca teremos a prova dos 9 sobre o seu real valor...

    FOREVER SPORTING...

    ResponderEliminar
  3. Caro Tiago,

    Obrigado pelo comentário! Temos de continuar a alertar todos os Sportinguistas para o que se passou.

    Caro Antonio,

    De facto deu bastante trabalho. O único dividendo que espero retirar é a informação dos Sportinguistas. A verdade tem de ser reposta em nome do nosso clube. Na historia do Sporting estás eleições ficarão marcadas como um dos momentos mais vergonhosos.

    A vontade dos Sportinguistas não foi cumprida! Sinceramente tenho muita pena daqueles sócios que se sacrificaram a fazer muitos km´s para irem votar, para no fim a votação ser fraudulenta.

    SE NÃO PERCEBERAM ALGUM PONTO ESCREVAM A VOSSA DUVIDA QUE O MAIS BREVEMENTE POSSIVEL RESPONDEREI

    Viva o Sporting

    ResponderEliminar
  4. O record passou de besta a bestial com uma sondagem que, a estar certa, só a margem de erro poderia dar a vitória às duas listas mais votadas.
    Depois publicam os resultados com a suposta contagem a decorrer, quando ainda nada havia transpirado cá para fora.
    A recontagem poderia ser pedida formalmente pela candidatura de Bruno de Carvalho. Não tinha de ser ele pessoalmente.
    O jornal record já tem uma larga tradição no lançamento de notícias destabilizadoras do nosso clube. Será que esta não terá sido mais um ataque?
    Informaram como verdade absoluta da vitória do Bruno de Carvalho. Baseados em quê? Rumores.
    A grande questão é: o que estiveram a fazer os delegados da candidatura de Bruno de Carvalho naquela noite e em particular na contagem? Como é que se deixaram enganar pelos poderes "instituídos"? Será que foi uma mostra do que seria uma direcção do SCP liderada por Bruno de Carvalho?
    Não sou adepto de corrupção nem chico-espertismo, mas também não queria lá ver bons rapazes sem a personalidade necessária para impor a vontade do SCP. A Nossa vontade.
    Viva o Sporting Clube de Portugal!!!!!!

    ResponderEliminar
  5. Parabéns por desmascarar os crediveis arguidos

    ResponderEliminar
  6. Eu ao contrário de alguns anónimos criticos, que têm direito de o fazer, embora usem as argumentações que usam desde sempre... uso o meu nome.
    Em primeiro lugar gostaria de agradecer imenso o facto de ao contrário da grande maioria das pessoas , entenda-se Sportinguistas, não se ter esquecido do que se passou, e após quase dois meses ter partilhado com todos os SPORTINGUISTAS estes dados.
    Eu tal como muitos não me esqueci, embora combata de forma diferente ... enviei à algum tempo a proposta de sócio para o Sporting Clube de Portugal, por aqui começa a minha luta ... não serão os outros a escolher por nós... Por isso dei este passo, mesmo com as dificuldades económicas que todos vamos tendo perante a actual situação económica ... irei pagar 156€ Anuais, com um principal objectivo... ter direito ao voto e participar activamente e decididamente na vida do clube. Sou do Norte, Vila Nova de Famalicão, Distrito de Braga ... Sportinguistas? Muito Poucos... São 350km a separarnos do Centro do Universo Leonino, entenda-se o nosso estádio... mas isso não me impediu de tomar esta decisão... e tudo principalmente graças a uma pessoa ... Sr. Bruno de Carvalho. Sei que não defende o Sr. Bruno de Carvalho directamente, mas temos todos de concordar que ele enquanto candidato a presidente e todos nós enquanto enquanto Sportinguistas fomos prejudicados... por isso esta luta é por todos NÓS. Por um Sporting mais forte no futuro...Muito Obrigado.

    SPORTING SEMPRE

    Saudações Leoninas

    ResponderEliminar
  7. Boas,
    Estava visto desde o início que houve trafulha nestas eleições e que no final o grande prejudicado foi e continua sendo o SCP. Agora é lutar para mudar-mos isto. E lógico parabéns pela matéria está excelente, é pena os jornais não terem capacidade de investigação!

    ResponderEliminar
  8. Caro Anónimo das 15:47

    Quanto à situação do Record estamos a falar de uma sondagem à boca das urnas. Sabe o que isso é?

    Sobre o pedido de recontagem o Presidente da Mesa da Assembleia Geral do Sporting negou-se a contemplar essa solução ao delegado da Lista de Bruno de Carvalho alegando que só o próprio candidato o poderia fazer. Ora como era possível esta situação já que o Candidato Bruno de Carvalho estava nos camarotes de Alvalade juntamente com os restantes candidatos?

    Explique-me por favor como 2 delegados podem controlar 9 mesas de voto?

    Já agora o que acha do ponto 6 do texto? Qual a sua explicação para isto?

    Viva o Sporting!!!

    ResponderEliminar
  9. Caro Xavier Silva,

    Como disse e bem não defendo o candidato Bruno de Carvalho defendo apenas o Sporting Clube de Portugal.

    O que os Sportinguistas tem de perceber é que não se trata de defender o candidato A B ou C, trata-se de defender e respeitar a vontade dos adeptos.

    Sportinguistas percebem que quem perdeu nesta eleição não foi o Bruno de Carvalho foi o Sporting Clube de Portugal!

    O que diriam vocês a um sócio do Sporting que tenha vindo desde o estrangeiro fazendo centenas de Km´s de propósito para votar e no final ter resultados "afinados"?

    Amigo Xavier sou de relativamente perto de si em termos geográficos e sei perfeitamente do que me fala.

    Obrigado pelo comentário!

    Viva o Sporting!




    Caro Bruno,

    Os jornais não se querem meter nisto pura e simplesmente por terem medo de represálias. Já imaginaram o que seria se um jornal publica-se este texto? Nunca mais nenhum jogador, treinador ou dirigente prestaria declarações a esse órgão e muito provavelmente seria banido de estar em conferencias de imprensa.

    O que é um facto é que eu com apenas um computador e uma ligação à Internet descobri alguma coisas. Imaginem só o que um jornalista de investigação conseguiria fazer...

    Obrigado pelo Comentário

    Viva o Sporting!!!

    ResponderEliminar
  10. Brilhante trabalho. Agora era fazer circular toda esta verdade nua e crua pela comunicação social, sites e blogues para que os todos os sportinguistas percebem de uma vez por todas com quem é que estão a lidar.

    Mas eles vão cair. A dinastia roquetista tem os dias contados. É uma questão de tempo. Eles vão cair.

    SL

    ResponderEliminar
  11. Está Lá o GL e isso é k interessa o resto e letra!

    ResponderEliminar
  12. a esta conclusão tambem eu cheguei, simplesmente nao consegui encontrar resultados por mesa. ainda ponho em causa se houve desvios de boletins de votos. por exemplo um boletim votado na lista A que deu entrada na mesa de 1 votos, pode ter sido trocado por outro que deu entrada numa mesa de 19 votos e que tivesse sido votado para a lista C. pois os boletins nao estavam discriminados quantos votos valiam, acho este tambem outro lapso.
    saudaçoes leoninas a 200km de alvalade

    ResponderEliminar
  13. Boas, Parabéns pelo trabalho! Digno de um verdadeiro Leão! Mas tu como eu gostas do Sporting, certo? Eu tenho te acompanhado desde as eleições mas só agora depois do final da época estou aqui a prenunciar-me sobre o que penso! Respeito todos os candidatos e convido-te a aparecer mais por aí... dá a cara! Tens valor e devemos em conjunto aproveitar as pessoas que sentem o Sporting! Não vamos fazer acusações só por fazer... temos de demonstrar! Não pertenço a nenhuma candidatura, não votei Godinho Lopes, optei por votar num... treinador que gostava de ver em Alvalade, votei em... Frank Ryajkaard! Mas "paciência"! E ao que tudo indica será mesmo Paciência, Domingos Paciência! Um Treinador jovem com valor e se for será o meu treinador! E tudo farei para o defender! Não só a ele como ao meu Sporting! Porque as pessoas vem e vão mas o Sporting fica... Agora é Godinho Lopes! Mais tarde até poderemos ser eu e tu! Acho que o Bruno de Carvalho também poderia ter valor para presidir o Sporting, mas deves concordar que quanto menos criticas e "mediatismos" tivermos melhor se consegue trabalhar! Eu agora apoio o Sporting e julgo que devemos todos fazer o mesmo! Conto contigo! José A. Carvalho - Sócio n.º 19433-0 - 21 anos de Filiação! Saudações Leoninas!

    ResponderEliminar
  14. Carissimo Sporting-revolta...

    Obrigado pela paciência que teve em desembrulhar toda esta informação.

    Ainda não li tudo de forma aprofundada mas prometo-lhe faze-lo assim que possivel. De qualquer forma não deve haver nenhuma surpresa de maior, pois nós já acreditamos desde o 1º dia que a coisa tresandava, certo?

    Já fiz um pouco da minha parte e já estou a fazer o "passa-palavra"

    Grato pelo esforço, dedicação e devoção à Causa Sportinguista... E que tal nos consiga rapidamente levar à Gloria tão ansiada do nosso clube.

    Tem o meu respeito.

    SL

    ResponderEliminar
  15. Caro Paiva,

    Temos de continuar a divulgar o mais possível pelos adeptos do Sporting, para que a verdade seja reposta.

    Anónimo das 10:23

    O resto não é letra é a reposição da verdade.

    Caro José Carvalho,

    Claro que continuarei a apoiar o meu clube, mas sabe uma coisa, sinceramente estou farto que no Sporting as pessoas peçam as outras para não se manifestar quando estão em desacordo com alguma medida da direcção. Isso não é o Sporting. O Sporting é um clube democrático, pelo menos era até estas eleições.

    Quando não concordar com alguma medida da direcção vou criticar assim como quando concordar irei aplaudir.

    Outra coisa que não percebi é o seguinte:

    Godinho Lopes até pode ser o melhor Presidente do Mundo daqui para a frente, mas nunca esquecerei a forma como foi eleito!

    O que dizer as pessoas que fizeram centenas de kms para votar, quando vinham na convicção que o seu voto valeria algo para a decisão das eleições quando no fim de contas o resultado já estava decidido?

    Caro Ricardo Sampaio,

    Obrigado pela sua divulgação. É importante que as pessoas percebam o que de facto aconteceu!

    Aproveito para dizer que corrigi uma pequena gralha e dividi o texto das conclusões finais para uma melhor compreensão.

    Viva o Sporting!!!

    ResponderEliminar
  16. Agradeço ao Sporting-revolta todo o trabalho que teve para nos mostrar aquilo que percebemos ter ocorrido na noite das eleições leoninas.
    Fiquei frente ao televisor até às 6 horas da manhã e logo aí percebi que algo estava a ser cozinhado para que se mantivessem no poder aqueles que levaram o nosso clube à situação que culminou no 3º lugar deste ano (do mal o menos) com uma perda de pontos nunca antes atingida.
    Por esse motivo nem sequer postei um post a felicitar o actual Presidente por não o considerar legítimo.
    Neste momento, atendendo a que o Bruno de Carvalho desistiu de avançar legalmente contra a Presidência de GL para não prejudicar mais o clube que tanto amamos, vou deixar em stand-by toda a mágoa que senti e ainda sinto, esperando que BdC se mantenha como reserva moral para o futuro. Para isso, contamos com mais sócios com direito a voto e a exigir que o clube volte a ser o orgulho de todos nós.

    Bem haja pela paciência e o tempo despendido para nos mostrar, preto no branco, aquilo que todos nós sentimos ter sido uma manobra baixa imprópria do clube de todos nós.

    Vou já linkar este blog no meu para que mais gente cá venha esclarecer-se.

    QUERO O MEU SPORTING DE VOLTA!

    ResponderEliminar
  17. BOA...
    Meu caro sou um sportinguista de alma não de coração, estou longe poucas veses venho a alvalade, no entanto vivo o clube todos os dias.
    Tambem eu dei conta de alguma marosca, no entanto como a diferença foi minima não vale a pena andar-mos em guerra, a nossa guerra tem que ser com os rivais não com os camaradas de luta.
    é preciso mudar os estatutos, e dar oportunidade a uma finalissima, os dois mais votados frente a frente.
    muito obrigado pelo trabalho, assim ficamos um pouco mais esclarecidos, no entanto pesso agora é preciso remar-mos todos para o mesmo lado.

    ResponderEliminar
  18. Caro autor desta análise,

    Sou sócio do Sporting, votante e médico de profissão. Vim ler isto por recomendação de um amigo meu, também ele Sportinguista.

    Com toda a sinceridade e todo o Sportinguismo: sou médico psiquiatra e estou totalmente disponível para o ajudar. Caso esteja interessado diga-me como o posso contactar e agendamos uma consulta sem qualquer custo para si.

    SL
    Carlos Ribeiro Alves

    ResponderEliminar
  19. Só uma perguntinha:
    Sendo que a diferença entre as 2 listas mais votadas foi de:
    33.275 - 32.915 = 360 votos

    Como é que se explica que alguém tenha andado a fazer essas confusões todas só por causa de 236 votos?

    ResponderEliminar
  20. Obrigado pelo trabalho e pela paciência dedicados!
    Queria chamar a atenção para um pormaior que se esqueceu de referir:
    O nº de votos "desaparecidos" que refere, de 236, é um mínimo, ou seja, no mínimo desapareceram esses votos. Passo a explicar: todos os sócios votaram para o Conselho Directivo, mas isto não quer dizer que nas mesas em que este, afinal, não é o mais votado, os votos para o Conselho Directivo sejam iguais aos do orgão mais votado! Não sei se me expliquei, mas dou um exemplo meramente hipotético: mesa de 10 votos tem 1000 votos para a Assembleia e 900 para o Conselho Directivo; não é que tenham desaparecido 100 votos, mas poderão ter sido mais, pois tendo sido o Conselho Directivo o mais votado, poderão ter votado 1500!!! (volto a salientar que o exemplo é hipotético!)
    Fiz-me entender?

    Um sportinguista neste blog sugeriu um método de trafulha baseado na possibilidade de trocas de votos entre mesas. Infelizmente este é só um dos muitos métodos que poderão ter sido usados!

    Godinho Lopes não tem qualquer legitimidade para estar à frente do Clube! Quanto mais não seja, porque, independentemente da falsificação das eleições, estas foram pelo menos incompetentes!

    Saudações leoninas!

    P.S: Parabéns ao adepto que decidiu tornar-se sócio para poder votar! Acho óptimo! Espero que haja eleições antes de o Sr. poder votar (1 ano de associativismo) :)

    ResponderEliminar
  21. Tenho acompanhado este blog desde o inicio e fiquei na expectativa de mais informação até que essa mesma chegou e agora poderei dizer o que acho.

    Votei Bruno de Carvalho. Votaria de novo em Bruno de Carvalho independentemente do sucesso que venha a ter esta direcção, desde que ele concorra obviamente.

    Quanto a tudo o que aqui está posto não creio que prove que tenha havido "golpada" ou algo do género. Creio sim que se prova sem qualquer dúvida que houve irregularidades (eu diria graves) nas eleições mas não sei se houve nem os números provam que tenha havido premeditação, que alguém tenha feito "desaparecer" ou "acrescentar" votos.
    No entanto acho que as irregularidades existentes eram razão para impugnar estas eleições!
    É de facto muito estranho que o número de votantes para as 4 entidades não seja igual ou se o maior numero de votantes foi para a Direcção como é que os máximos somados por mesa não batem certo com esse valor?

    Como disse, todo este estudo, ao qual eu tiro o chapéu e dou os parabéns, vêm demonstrar que existem irregularidades mas acho que não provam que essas irregularidades sao premeditadas, no entanto eram concerteza razão para a impugnação.

    ResponderEliminar
  22. Caro Frederico,

    A resposta à sua pergunta está no comentário seguinte feito por Simão Pais.

    Caro Simão Pais,

    Tem toda a razão no que diz! Estive com dificuldades com o Blloger para fazer o upload do texto e por isso teve de ir assim, para que o prazo que tinha prometido de divulgação fosse cumprido. Fico muito contente por ter percebido bem o texto mas de facto não ficou bem explicito essa parte. Vou já tratar de explicar essa situação.

    Obrigado!

    Viva o Sporting!!!

    ResponderEliminar
  23. Caro Talk Talk,

    A parte da "golpada" é uma interpretação minha perante tanta coisa estranha que aconteceu. O que é indesmentível é que existiram irregularidades gravíssimas nestas eleições, simplesmente foi um vale tudo, e isso ninguém pode negar! Quanto a haver "golpada" ou não cada um faz a sua interpretação, mas de facto o voto dos sócios não foi o que prevaleceu!

    Obrigado pelo comentário!

    Viva o Sporting!!!

    ResponderEliminar
  24. Sporting-revolta,

    Concordo inteiramente que as irregularidades são graves e aconteceram.
    Mas repare, eu não disse que não acreditava que tenha havido golpada, no fundo o que eu quis dizer é que os números (me parece) que não o conseguirão provar.

    E digo "me parece" porque não tenho a certeza absoluta, quem sabe se se conseguir aprofundar ainda mais este estudo se consiga perceber como foi a "dança" de boletins eleitorais? Transferiram-se de mesas? Desapareceram?

    Será que alguém comparou o nºregisto nas listas eleitorais de votantes com o nº (máximo) de votantes contados?
    Se este número não for igual há votos fantasma!
    Ou seja, se não tivermos 14645 votantes nas listas, temos sócios a colocar mais do que um boletim de voto igual na mesma urna ou então votos fantasma!

    ResponderEliminar
  25. Caro anónimo do dia 18 de maio, 01:05:

    Eu sou Físico, faço trabalhos por correspondência para a ESA (Agência espacial Europeia), não vim aqui convidado por ninguém, e, curiosidade das curiosidades (ou nem tanto), também sou sportinguista como você e predisponho-me a explicar-lhe a somar, dividir, multiplicar, equações do 1º e 2º graus, equações diferenciais, etc. e tudo igualmente gratuito.

    É que o amigo deve perceber muito de psiquiatria, mas nada de matemática, senão, não fazia comentários ocos como o que fez. Enfim, lá diz o ditado: para se perceber malucos, não é necessário ser-se um, mas ajuda muito...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um bem haja Sr. Francisco Amado. Tenho algum sucesso na vida talvez devido a este predicado; sei "ver" e "ler" que quem se dá este trabalho, sabe do que fala, e é apenas por amor ao clube. Eu não sou sócio, ainda não me dei a esse trabalho. Continue que a sua "dimensão" como Homem, sai reforçada. Obrigado.

      Eliminar
  26. Ainda existem sportinguistas que, mesmo ao ver este excelente trabalho realizado, diziam: ah e tal...isso não é bem assim.....mentiroso..!!Isso não é credível.
    É tempo de abrir a pestana porque somos nós que atribuímos o poder a quem nos representa. Isso acontece no país, isso acontece no Sporting.
    O SPORTING somos nós!!

    ResponderEliminar
  27. Fomos gamados como não há memória! Estão a fazer falcatrua dentro de nossa casa e nós deixamos!?
    Vi dois blogues que, para mim, complementam bem a informação desta: "andam aí 4511 energúmenos?" e "bomba no visconde"

    Sporting sempre!

    ResponderEliminar
  28. FDXXX ... TINHA QUE ENCONTRAR A VOSSA CASA BRUNETTES ..... FDXXXX SÓ 28 .....

    PARECEM A TORCIDA VERDE ... NEM DÁ PIADA ....

    TRISTES FIGURAS A BRINCAR MATEMÁTICA ... TUDO ESTAVA NOS CADERNOS ELEITORAIS Ó BDCROMO .... TANTAS PÁGINAS TANTAS CONTAS PARA ARRANJAR UMA JUSTIFICAÇÃO ..... CALA-TE BRUNETTE .... NÃO SABES O QUE DIZES .... QUALQUER TÓTÓ DEPOIS DE APRESENTADO O RESULTADO FINAL FAZ UMA FÓRMULA MATEMÁTICA PARA "INVENTAR" DIFERENÇAS .... TORCIDO RESSABIADO ...

    ResponderEliminar
  29. O Queiroz e o BC ja foram rejeitados mas insistem em aparecer. O Queiroz ja foi pro Irão. O BC não quer ir pro Afeganistão ou prá Sibéria ? Para desgosto do Benfica e do FCPorto foi regeitado. Agora não xateie

    ResponderEliminar
  30. so' agora encontrei este blog o meu ponto e se a catarina zita ou la' o que e' votou e nao devia mas votou b.c. hehehehe saudacoes leoninas e o melhor presidente e' o godinho lopes
    ole' ole'

    ResponderEliminar
  31. um Sporting onde o tacho, a corrupção e o compadrio são as palavras chave é a realidade do nosso clube infelizmente desde a era roquette, onde a eleições são para ingles ver, eu voto e á muitos anos mas sei que as eleições são forjadas pk o nosso clube é estilo monarquia, quando morre o rei vai o filho , e é o que tem acontecido...... ta qui ,sem duvida a prova disso. excelente trab e obrigado..

    ResponderEliminar
  32. Tenho uma duvida
    Na Alinia 4) do Ponto 6.3, diz: "Como é possível que o Conselho Leonino tenha mais sócios e votos do que o Conselho Directivo???????? Aqui está o “afinamento”. Só quero perguntar se não é possivel um sócio ter ido à mesa 1, ter votado no Conselho Leonino e não ter votado no Conselho Directivo. E também em que alinia mostra que todos os sócios votaram no Conselho Directivo. Não estou a duvidar de nada, até porque até demais seu eu quehouve batotice, é apenas para ficar esclarecido. Estou desejando ver a troika pelas costas; Godinho, Juve Leo e Conselho Leonino. Já agora, levem o Eduardo Barroso também.

    ResponderEliminar