sexta-feira, 29 de abril de 2011

Quem é quem ? - VERSÃO SPORTING (CONSELHO FISCAL SAD)






Caros amigos,

Hoje proponho-vos o famoso jogo juvenil "Quem é quem?" na sua mais recente versão a Versão Sporting com todas aquelas personagens que tem vindo a des(governar) o nosso clube. Façam o jogo e na barra de comentários deixem o vosso "score".

Com base na proposta que será apresentada na próxima assembleia de accionistas da Sporting SAD.

Conselho Fiscal:




PRESIDENTE: 

- Foi o cabeça de lista para o Conselho Fiscal da Lista A (Godinho Lopes) e vencedor com cerca de 37% dos votos

- Qualificações académicas: Licenciado em Engenharia Mecânica, pelo IST.

- Actividades profissionais exercidas nos últimos 5 anos: 

1)Administrador, Presidente da 
Comissão de Auditoria, Membro das Comissões de Governo Societário e de Avaliação do 
Conselho de Administração da Portugal Telecom, SGPS S.A;

2) Administrador e Presidente da 
Comissão de Auditoria da EDP Renováveis, S.A.;

3) Presidente do Conselho Fiscal do Sporting 
Clube de Portugal; 

4) Eleito pela primeira vez para a Comissão de Auditoria da Portugal Telecom, 
SGPS S.A em 2007 tendo  sido Administrador não executivo desde 1997. O mandato anterior 
terminou a 31 de Dezembro de 2008 e foi reconduzido em 2009.

-Nº de acções da Sporting Clube de Portugal – Futebol, SAD de que é titular: 22 acções 




RESPOSTA CERTA: JOÃO MANUEL DE MELO FRANCO

Só duas questões, posso? Um Engenheiro Mecânico no Conselho Fiscal??? 22Acções??? 





VOGAL EFECTIVO 


- Qualificações académicas: Licenciatura em “Sciences Economiques Appliquées”, no Instituto 
de Administração e Gestão da Faculdade de Ciências Económicas, Políticas e Sociais, 
Universidade Católica de Louvain - Bélgica. 

- Actividades profissionais exercidas nos últimos 5 anos: 

1 ) Presidente da Comissão Executiva 
e Vice-Presidente do Conselho de Administração do BANCO ESPÍRITO SANTO DE 
INVESTIMENTO, S.A. (BESI), membro da Comissão Executiva do BANCO ESPÍRITO SANTO 
(BES), e Presidente do Conselho de Administração do BES INVESTIMENTO DO BRASIL, S.A. 
(BESI Brasil).  Integra como  vogal,  o  Conselho  de  Administração  da  ESPÍRITO SANTO 
FINANCIAL GROUP, S.A., assim como o Conselho Geral e de Supervisão da EDP – ENERGIAS 
DE PORTUGAL, S.A.

- É Vice-Presidente do Conselho Directivo do Sporting Clube de Portugal e foi Vogal do Conselho 
Fiscal da Sporting Clube de Portugal Futebol, SAD

- Nº de acções da Sporting Clube de Portugal – Futebol, SAD de que é titular: 11.400 acções.



RESPOSTA CERTA : JOSÉ MARIA ESPÍRITO SANTO RICCIARDI

Este senhor até parece bem para o Conselho Fiscal, não parece? E tem muitas acções...É lá dessas coisas da banca e dos negócios, deve cumprir bem o papel... eh pá espera lá este senhor não é Vice-Presidente daquele banco a quem o Sporting deve uma pipa de massa?????

Que acham estamos bem entregues não estamos? Estou certo que o senhor vai defender o interesse do Sporting muito acima dos interesses de quem lhe dá rios de dinheiro a ganhar...

Sobre esta personagem deixo mais umas "curiosidades"...








CURIOSIDADE Nº 1

O seguinte texto é da autoria da Lista Independente ao Conselho Fiscal, sim amigos aquela que teve quase tantos votos como a Lista B (Baltazar) e que teve cerca de 700 sócios a mais do que a  Lista E (Abrantes Mendes). A mesma lista que não foi convidada para a Constituição de uma Comissão para averiguar e definir a forma como a Auditoria será feita.

"O Conselho Fiscal e Disciplinar do Sporting Clube de Portugal (Clube) foi composto, durante o mandato de José Eduardo Bettencourt, pelos seguintes elementos:
PRESIDENTE
Agostinho da Silva Abade » Sócio nº 567
VICE-PRESIDENTE
José Maria Espírito Santo Ricciardi » Sócio nº 13.131
VOGAIS
Rui Gonçalves Ascenção » Sócio nº 2.266
Tito Arantes Fontes » Sócio nº 4.768
Alberto Laplaine Guimarães » Sócio nº 11.532
Sikander Abdul Sattar » Sócio nº 21.839
Samuel Fernandes de Almeida » Sócio nº 13.699
SUPLENTES
Sérgio Sousa Nunes » Sócio nº 14.326
Felipa Xara Brasil Monteiro » Sócio nº 39.081
Durante o tempo em que exerceram o seu mandato estes membros , no âmbito das funções que lhes estão atribuídas, emitiram dois Relatórios e Pareceres sobre as contas do Clube.
O primeiro Parecer, relativo ao exercício 2008/09 além de referir a opinião dos membros: “Somos de parecer: 1. Que sejam aprovados O Relatório, o Balanço e a Demonstração de Resultados apresentados pelo Conselho Directivo”, pedia igualmente um voto de agradecimento ao Conselho Directivo conforme a seguinte imagem documenta:

A segunda vez que este CFD se pronunciou foi sobre as contas relativas ao exercício 2009/10, cuja opinião sobre o ponto 1 era exactamente a mesma e que voltava a acrescentar um ponto 4 também do mesmo teor já pedido no exercício anterior:

Assim, não deixa de ser com enorme espanto que tenhamos esta semana ouvido as seguintes palavras do Vice-Presidente deste Conselho Fiscal e Disciplinar, José Maria Ricciardi:
“Foram muito mal sucedidos estes últimos dois anos e não foi por falta de dinheiro. O Sporting nunca gastou tanto dinheiro como gastou e está a gastar neste momento. Gastou foi mal. Os nossos rivais investiram muito melhor, venderam bem e reforçaram a sua capacidade de investir. Não fujo às minhas responsabilidades, mas o balanço é extremamente negativo”
“O futebol do Sporting deve despender cerca de 40 milhões de euros por ano. Será que justifica uma equipa que gasta isto perder – com todo o respeito pelos adversários – com o Paços de Ferreira, empatar com a Naval, Olhanense. Não me venham dizer que é por falta de capacidade financeira que o Sporting não consegue ganhar a estes clubes e disputar o campeonato até ao fim”
“Estes últimos anos têm sido muito negativos. Nem nos 18 anos em que não fomos campeões vi o estádio tão vazio como agora. É um clube sem alma e sem crença. As pessoas não gostam da maneira como a equipa joga
É ainda com mais estupefacção que constatamos que é este mesmo senhor que pretende continuar com um cargo no mesmo Conselho Fiscal e Disciplinar que ele próprio, ainda que indirectamente, acabou de criticar por nada ter dito ao longo destes anos apelidados de “muito mal sucedidos” e “muito negativos”.
José Maria Espírito Santo Ricciardi que tem ainda o desplante de fugir das suas responsabilidades que estão bem definidas nos estatutos do Clube:
ARTIGO 60º
(…)
3 – Os membros do Conselho Fiscal e Disciplinar são pessoal e solidariamente responsáveis com o infractor pelas respectivas irregularidades, se delas tiverem tomado conhecimento e não tiverem adoptado as providências adequadas.”
Ou seja, a mesma pessoa que critica é ela própria RESPONSÁVEL pelo estado em que se encontra o Sporting Clube de Portugal. E, sem vergonha, quer continuar nos Orgãos Sociais do Clube!!!
É a continuação desta forma de fiscalizar o Clube que os sportinguistas querem?
Conselho Fiscal Independente.
Independência. Rigor. Verdade."





CURIOSIDADE Nº 2 
Jornal CM, 17/01/2011


"BES escolhe sucessor de Bettencourt"

"Entidade bancária é credora de mais de 100 milhões de euros do Sporting e quer garantias de reaver o dinheiro."
"O Banco Espírito Santo (BES) pretende indicar um nome para presidir ao Sporting, caso Dias Ferreira marque eleições antecipadas no clube, após a demissão de José Eduardo Bettencourt.
O BES é credor de mais de 100 milhões de euros ao Sporting, por empréstimos e avales, e é através desta entidade bancária que os jogadores e funcionários do clube recebem directamente os ordenados, soube o CM. O Millennium BCP é o credor mais ‘pesado' do Sporting e tem os leasings da Academia e do Estádio, representando mais 100 milhões de euros.
Ontem, José Maria Ricciardi, um dos administradores do BES e accionista da SAD, já foi pressionado para suceder a Bettencourt, no que é visto como a única forma de o Sporting sobreviver financeiramente. Dias Ferreira, presidente da Assembleia Geral (AG) do Sporting, pode decidir pela cooptação - nomear um dos vice-presidentes para assumir os destinos do clube (Nobre Guedes, Rogério de Brito, Moniz Pereira, Júlio Rendeiro e Palha da Silva) - ou optar por eleições antecipadas no espaço de dois meses. Dias Ferreira, para já, marcou um plenário dos órgãos sociais para amanhã. Caso haja cooptação, que depois teria de ser ratificada em Assembleia Geral, Nobre Guedes afigura-se como o sucessor natural de Bettencourt, que terá de estar em funções até ao final de Fevereiro."



VOGAL EFECTIVO

Agora esta é difícil, só mesmo para os "craques" do Quem é quem...

- Qualificações académicas: Licenciatura em Economia e Pós-Graduação em “Gestão Estratégica” pela Universidade Católica Portuguesa em 2000. Revisor Oficial de Contas, inscrito na OROC em 1997.
- Actividades profissionais exercidas nos últimos 5 anos: Ingressou na Baker Tilly Portugal no primeiro semestre de 2009, exercendo actualmente as funções de Managing Partner e responsável pela linha de serviços de Assurance( Auditoria, Risk Management e Corporate Finance). 
- Nº de acções da Sporting Clube de Portugal  – Futebol, SAD  de que é titular: Não detém quaisquer acções no capital social das Sporting SAD.

Eu avisei que está era difícil;

RESPOSTA CERTA: Paulo Jorge Duarte Gil Galvão André
Que tal este senhor? Parece-me bem, economista e ROC parece um excelente cartão de visita. Só é pena não ter nenhuma acção da SAD. Nem vai poder estar presente na Assembleia o pobre coitado...









Como o anterior foi dificil para acertarem vou agora dar-vos um "docinho", uma personagem mesmo fácil, ok? Estão prontos!? Basta dizerem o nome de família...




VOGAL SUPLENTE
- É familiar daquele que foi o sucessor escolhido para Director Desportivo após o caso "Sá Pinto VS Lidson"
- É familiar daquele que foi também  "Tacho Manager", ai não peço desculpa... "Team Manager" assim é que está correcto.
- Qualificações académicas: Licenciado em Gestão de empresas pela Universidade Católica Portuguesa, em 1997. Frequência do Programa ADECA do Instituto Internacional de San Telmo em Sevilha, de Março a Junho de 2007. Frequência do Programa Leadership for Senior Executives de Harvard Business School, USA em 2010
- Actividades profissionais exercidas nos últimos 5 anos: Administrador e Vice-Presidente do Comité de Direcção da Sovena Group. Administrador da Nutrinveste e Membro da Comissão Executiva da Fonte Viva.
- Nº de acções da Sporting Clube de Portugal  – Futebol, SAD de que é titular: Não detém quaisquer acções no capital social das Sporting SAD.




RESPOSTA CERTA: Jorge Salema Garção José de Melo

Oh pá que pena, cá esta outro que não pode ir à Assembleia... Senhor Salema Garção compre lá 100 acçõezitas do Sporting para justificar aquela coisa redonda que serve para cozinhar, ai pá falta-me o nome agora, pode ser que logo me lembre...


É também importante referir que este senhor era candidato ao mesmo cargo na lista de Pedro Baltazar.







Para aqueles a quem o jogo Quem é Quem - Versão Sporting Conselho Fiscal correu mal não desesperem que em breve terão nova edição...

Saudações Leoninas

Viva o Sporting!





6 comentários:

  1. Fiz 50%( Ricciardi e o Garção) LOL

    ResponderEliminar
  2. Podem estar convictos de uma coisa: Daqui a 2 anos (+/-) o SCP vai deixar de existir e isso graças a aqueles que colocaram a corja outra vez no poleiro!!! Graças a aqueles que pura e simplesmente viram o abismo de frente e como o outro deram o tal “passo em frente” (atracção pelo abismo, só pode!).

    Daqui a dois anos, as tais VMOC’s, as famosas VMOC’s vão ser transformadas em proveito daqueles que a pouco tempo as subscreveram (adivinhem quem é: Uma pista, tb é verde e tem 3 letras no nome… B… E… S…). Por acaso um alto responsável desse subscritor é hoje um elemento ligado à SAD… Com apelido parecido ao meu nome (sem parentesco). E sabem qual é a minha opinião? Digo-vos isto: A aprtir do momento que esses “senhores” tomarem conta da SAD pois vão ficar com a maioria das acções da mesma, vão-se encarregar de “oferecer” as garantias necessárias para estes “senhores” irem buscar o dinheiro enterrado no SCP. E sabem como o vão fazer??? Um pista: Aquela terra na margem sul, onde por “acaso” existe hoje a academia SPORTING… Sim Alcochete, isso mesmo. Quanto é que imaginam que uns bons hectares de terra naquela zona deve custar, sendo que estão previstos para aquela zona “altos vôos” (se é que me entendem!!!)…

    E esses senhores trazem o recado muito bem definido na sua cabeça…

    Não sou sócio e pelos vistos nem oportunidade de isso ser vou ter. Porquê? Porque no dia 26 de Março de 2011 encomendaram o fim do SCP… O que vai acontecer daqui para a frente, não sei! Sei é que nada mais será como antes, e aguardo apenas o fim anunciado.

    Vão-se entretendo com jogadores, treinadores, relvados, fossos, etc, o que quiserem, apenas são fait-divers!!!

    Espero profundamente estar enganado, mas no dia que as tais VMOC’s passarem para o BES, meus caros, eles passam a ser DONOS de TUDO o que é do SCP uma vez que a academia e os estádio não vão demorar a ser transferidos para a SAD (se é que já não o são).

    Por isso, viva a alienação… Continuem a assobiar para o ar. Quando vos bater de frente sem dó nem piedade, depois digam que foram surpreendidos!!!

    Eu não estarei, infelizmente…

    ResponderEliminar
  3. Caro Ricardo Sampaio

    Infelizmente estamos entregues a esta corja, mas não podemos desistir, temos de continuar a tentar demonstrar com calma e com provas claras que o Sporting tem sido alvo de um ataque gigantesco. A minha luta começou após as eleições e enquanto tiver forças e disponibilidade vou continuar a alertar os Sportinguistas. Não tenho duvidas que cada vez mais os Sportinguistas estão mais atentos e que em breve teremos o verdadeiro Sporting de volta!

    ResponderEliminar
  4. Caro Sporting-revolta,

    Felizmente são cada vez mais aqueles que conseguem ver o que se passa e, pior ainda, o que se antevê que vai acontecer.

    Como dizes, e bem, depois daquele dia 26.03.2011, independentemente de personagem ganhou ou perdeu, a verdade é que só um perdeu, e foi aquele que menos deveria estar nessa posição. O Próprio SCP.

    Infelizmente, andam a resumir a questão a quem é favor de quem e quem é contra quem. Não percebem que em última instância, é a paixão e o amor comum que saiu enfraquecido. Foi o sentimento de ser SPORTING que começa a estar entorpecido e que estamos (no geral) em tal estado de letargia que um dia vamos precisar de um choque para acordar.

    Não sou sócio (ainda) por dificuldades financeiras e porque estou muito longe de Lisboa para poder dar-me ao "luxo" de poder acompanhar o clube que amo de mais perto. Sou um simples adepto (afinal, os sócios antes de sê-lo não serão adeptos???) que sente que ser SPORTING é precisamente, acima de tudo, uma maneira diferente de estar na vida, e que por acaso engloba um clube desportivo...

    Apesar de não ser sócio, também eu fiquei estupefacto com tudo aquilo que aconteceu naquela madrugada (e acompanhei tudo pela TV até às 7h da manhã). E fiquei com um travo muito amargo...

    Por tudo o que representa para mim o SCP, nunca poderia "apoiar" a continuidade que tanto mal fez (lista A), a continuidade emcapotada para retirar votos (Lista B) ou a conveniencia inutil de votos (Lista D) ou o lirismo que poderia ter-se juntado àqueles que queriam um sporting diferente (lista E).

    Acompanhei a campanha dentro dos possiveis, vi tudo aquilo que se foi instalando, a campanha de descredibilização, desinformação, atropelo ao que de mais digno e respeitável as pessoas devem ter que é a sua vida privada.

    Para mim, aqueles que pertenciam à Lista C, à lista independente para o Conselho fiscal e a lista do José Eduardo eram à partida, aqueles que estavam disponiveis para ser construtivos para o futuro do SCP.

    As eleições acabaram, sim senhor. Mas o SCP (ainda) Não... Por isso, há que alertar para tudo aquilo que se tem passado e o que ainda se avizinha.

    Com alguma sorte, pode ser que o novo aeroporto já não seja em Alcochete (pelo menos a coisa parece parada, para já) e daqui a 3 anos possa haver alguém verdadeiramente interessado no bem do Clube...

    Assim seja.

    ResponderEliminar
  5. As opções acima são discutiveis, eu sei… Mas também sei que a crise está aí e não vai haver 40 milhões para reforços!!! Por muito que vendam essa ideia… Também eu gostaria que esses 40 viessem para por maior qualidade no plantel… Mas, sem dramas, e com escolhas realmente ponderadas, acho que nem é preciso gastar tanto assim.

    ResponderEliminar